- Área: 44 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Letícia Akemi, Felipe de Lara, Amanda Lavorato
-
Fabricantes: Alex Rocca, AutoDesk, Monofloor, Ohma, Oldine móveis, Renan Custódio, Saccaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. A livraria pertence a CASA COR PR do ano de 2019 e foi criada especialmente para a mostra, contando com a livraria carioca Unisaber para a vendas dos livros. A maior inspiração para o nosso projeto foi o desfile primavera - verão da Chanel de 2014, onde todo o cenário era branco e as modelos chamavam a atenção. Sendo assim, queríamos que a livraria representasse essa passarela e os protagonistas fossem os livros, que são verdadeiras obras de arte e merecerem esse destaque, por se tratar de livros ligados a design, arquitetura, moda e fotografia, são esteticamente bonitos e também servem de decoração a espaços.
Além disso, os livros nos instigam a criatividade e a imaginação, porque quando se lê uma história, você quem cria aquele mundo na sua cabeça, desde o cenário, como os personagens, as cores e afins, com personalidades do seu mundo. A partir disso, o coração do nosso projeto nasce também de uma tela ou página em branco, que assim como a vida, se preenche de experiências e conhecimento, livre de limites para pensamentos e criações. Dessa forma, usamos esse conceito para criar a vitrine da loja, onde queríamos provocar o público com a frase do Guilherme Krauss, escritor e empreendedor curitibano: “A vida é uma tela em branco, como você vai preencher a sua?”. Colocamos também cubos de madeira, aço e mármore de diferentes tamanhos para causar essa sensação de estar em construção.
Para a realização funcional da livraria, transformamos o banheiro que havia, em depósito para os livros. No briefing que nosso cliente nos passou, ele queria uma mesa grande para a exposição dos livros como ponto focal para as vendas, então criamos a Mesa Papel Dobrado, onde seu suporte se assemelha ao nome. Através disso, nós trouxemos obras de arte ligadas e feitas de papel, um quadro feito com a técnica de estiletagem, que consiste em cortar o papel com estilete a mão, e o desenho é o negativo do rosto do Alexander Mcqueen, feito pelo artista Renan Custódio, cuiabano. Também conta com a artista Lu Filizola, curitibana, com as folhas de costela de adão que dão destaque ao espelho, um dos espaços intagramáveis criados.
E por último, queríamos um elemento surpresa no pé direito duplo, localizado no final do ambiente, então ela criou móbiles, que se destaca com o efeito de luz e sombra que causam. E por último, um espaço para leitura foi criado, para que o cliente se sentisse como em uma sala de estar de casa, com o mobiliário nos tons de cinza, para se diferenciar do restante. Dessa forma, criamos a livraria para ser um espaço feito para quem ama e vive de arte.